terça-feira, 26 de março de 2013

Paes fecha Engenhão após relatório que aponta problemas na cobertura



O estádio João Havelange, o Engenhão, não será mais palco dos jogos do Campeonato Carioca. Nesta terça-feira (26), o prefeito Eduardo Paes decidiu interditar o local, após relatório das construtoras, que apontam problemas na cobertura do estádio.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, Paes vai se reunir com os presidentes dos clubes de futebol do Rio. Às 18h, está prevista uma coletiva do prefeito com a imprensa para anunciar a interdição e as soluções que serão tomadas para dar continuidade ao campeonato.
 
 

Lula defende solução política para crise mundial

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta terça-feira uma solução política para a crise econômica mundial e fez duras críticas à falta de ação das lideranças atuais em busca de uma resolução para os problemas econômicos e seus impactos sociais. "Os representantes da União Europeia estão aquém das necessidades do bloco para tomar decisões", exemplificou. "A ONU não representa hoje o mundo no século XXI, está superada no tempo e no espaço e carente de novas lideranças", completou o ex-presidente no evento "Novos Desafios da Sociedade", em São Paulo.

Com a presença do ex-presidente espanhol Felipe González, Lula o citou, ao lado da ex-primeira ministra britânica Margareth Thatcher, como lideranças que no passado seriam capazes de resolver uma crise como a atual. "Temos uma crise de liderança política na Europa, após sairmos de uma geração de Felipe González e, bem ou mal, da mão dura de Thatcher. Essa nova geração não está preparada para tomar decisões políticas", criticou.

O ex-presidente pediu também que o incentivo ao consumo ocorrido no Brasil para mitigar os impactos da crise de 2008 fosse adotado como exemplo para reativar a economia mundial neste momento. Ele voltou a falar que os impactos da crise de 2008 no Brasil, à época, foram só uma marola. "Durante a crise eu não fui compreendido, eu disse que era uma marola e fiz apologia ao consumo pois se os brasileiros não consumissem, a crise chegaria. Não sei se foi só isso, mas a crise foi só uma marolinha no Brasil", reiterou.
Lula disse, ainda, que uma parte dos US$ 9,5 trilhões utilizados para a crise atual deveria ser aplicada em desenvolvimento e que o US$ 1,7 trilhão gasto na guerra do Iraque poderia ser transformado em uma bolsa família para 1,5 bilhão de pessoas que passam fome no mundo.

Campos

Lula evitou comentar a possível candidatura à sucessão de Dilma Rousseff do ainda aliado governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). "Eu não sei se ele vai ser (candidato)", disse Lula. Indagado se uma possível saída do PSB da base poderia abalar o governo, Lula foi lacônico: "Eu não trato disso".
O ex-presidente evitou ainda comentar as críticas feitas na segunda-feira pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que, no congresso do PSDB, afirmou: 'eles não sabem governar', em referência ao governo do PT e da presidente Dilma. "Eu nem vi", concluiu o petista.

Mulher admite que matou recém-nascidos encontrados em congelador

O procurador da República de Bourg-en-Bresse, Denis Mondon, informou nesta terça-feira (26) que a mulher que mantinha o corpo de dois bebês congelados em sua casa em Ambérieu, no centro da França, confessou ter matado os dois recém nascidos afogados.

Em entrevista, Mondon afirmou ainda que a mulher declarou que as duas crianças nasceram vivas. Até então, não se sabia se os corpos eram fetos ou recém-nascidos.

O caso teve início no domingo, quando o companheiro da mulher achou o primeiro corpo e chamou a polícia. Depois os policiais ainda descobriram um segundo corpo congelado.

A mãe de 32 anos é acusada de assassinato com agravantes, uma vez que já foi condenada a 15 anos de prisão em abril de 2005 pela morte de outro bebê, permanecendo presa de julho de 2002 até dezembro de 2010.

Os dois corpos encontrados no congelados são de filhos da francesa, que engravidou no começo de 2011. Segundo Mondon, a primeira morte aconteceu no outono de 2011 e a segunda, no outono de 2012.

A necropsia dos dois corpos encontrados permitirá determinar se estavam vivos quando nasceram e se realmente morreram afogados.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Palmeiras ainda busca 'novo' Barcos e Adriano é visto como solução


SP)
A dificuldade do Palmeiras em fazer gol no Santos neste domingo serviu para mostrar que Leandro, que já não tem condições de jogar a Libertadores, é insuficiente para resolver um problema que o time tem desde 8 de fevereiro, quando negociou Barcos com o Grêmio. E a solução, apesar de a diretoria não se mostrar a favor, pode ser Adriano.

Gilson Kleina é a voz mais forte a favor da contratação do Imperador. “Temos o Kleber e o Caio, mas ainda falta um jogador que chega na frente”, admitiu o treinador, ciente de que o atacante de 20 anos confirmou ser imaturo para a condição e ainda insatisfeito com o jogador emprestado pelo Porto.
Adriano foi oferecido ao Palmeiras dias após a saída de Barcos e o técnico não gostou de nem ter sido consultado. O veto não ocorreu oficialmente, mas o presidente Paulo Nobre e o diretor executivo José Carlos Brunoro optaram por se afastar devido à desconfiança em relação à condição física do jogador.

Kleina, porém, quer o atacante, e outros dentro do clube também. É consenso de que o momento de Caio, se ocorrer, será no futuro, e Kleber realmente não agradou, mostrando problemas técnicos em cinco jogos, errando jogadas simples, além de dificuldades físicas, pois chegou com lesão muscular e agora trata de tendinite no joelho direito.

Mesmo se recebesse aprovação, Kleber dificilmente ficaria. O Porto o emprestou de graça até dezembro, mas com a condição de poder levá-lo sem desembolsar nada ao fim do primeiro semestre, por isso o contrato vale até 30 de junho. Ou seja: se ele fosse bem, voltaria para Portugal mesmo que para uma possível negociação.
Djalma Vassão/Gazeta Press
Adriano mal entrou em campo no ano passado, mas se ofereceu ao Palmeiras e tem o aval de Kleina
Neste cenário, Adriano pode ser uma salvação, pelo menos na cabeça de Gilson Kleina. Sem poder participar da negociação por opção da diretoria, o técnico espera que sejam confirmadas as informações da boa condição física do atacante, que em 2012 teve seu contrato rescindido com o Corinthians e nem entrou em campo pelo Flamengo. Caso o Imperador se mostre bem, pode convencer Nobre e Brunoro.Independentemente de quem vier, o prejuízo sem Barcos está claro. O argentino marcou 28 gols na temporada passada e, com ele neste ano, o Verdão fez 13 gols em seis jogos (média de 2,17 por partida), com 61,1% de aproveitamento dos pontos disputados. Sem ele, balançou as redes 12 vezes em 11 compromissos (média de 1,09), com 51,51% de aproveitamento.

No elenco, há jogadores que concordam com a necessidade de um centroavante melhor, mas sem citar Adriano. Publicamente, porém, o discurso é de apoio aos colegas da frente. “Quem entrou, conseguiu dar conta do recado. Infelizmente, não conseguimos o resultado positivo, mas todos correram”, disse Wesley após o 0 a 0 com o Santos.

“Se falta ou não o goleador, é com a diretoria. Temos que dar nosso máximo com os companheiros que estão aqui. Todos sabem da qualidade e do jogador vitorioso que o Adriano foi e ainda continua sendo. Mas tem que deixar para os caras aí”, esquivou-se o meio-campista na sequência.

domingo, 24 de março de 2013

Durante missa do domingo de Ramos papa anuncia viagem ao Brasil



O Papa Francisco anunciou neste domingo, durante as celebrações do Domingo de Ramos, que viajará em julho ao Brasil para participar na Jornada Mundial da Juventude que será realizada no Rio de Janeiro.

"Aguardo com alegria o próximo mês de julho, no Rio de Janeiro. Vamos nos encontrar naquela grande cidade", informou o Sumo Pontífice.

"Queridos amigos, também eu me ponho a caminho, seguindo os passos do beato João Paulo II e Bento XVI. Agora já estamos perto desta grande peregrinação da Cruz de Cristo", acrescentou.

Há 28 anos, o Domingo de Ramos é considerado o Dia da Juventude pela Igreja católica, por isso o Papa aproveitou a ocasião para fazer o anúncio oficial de sua viagem ao Rio de Janeiro para participar no encontro mundial com os jovens, que acontecerá de 23 a 28 de julho.

O Papa Francisco havia manifestado na quarta-feira passada à presidente brasileira Dilma Rousseff seu desejo de viajar em julho ao Brasil e, se possível, também visitar o santuário de Aparecida em seguida.
A primeira viagem à América Latina do papa emérito Bento XVI foi há seis anos, a Aparecida, para participar na assembleia-geral da Conferência Episcopal Latino-americana (CELAM).

Por sua parte, João Paulo II visitou o Brasil em quatro ocasiões, ao longo de seus 26 anos de pontificado.
Francisco presidiu pela primeira vez a missa de Ramos na Praça de São Pedro, com a qual são iniciados os ritos da Semana Santa, uma das mais importantes datas para a Igreja católica.

O pontífice argentino abençoou os ramos e realizou a procissão que comemora a entrada de Jesus em Jerusalém e, principalmente, sua paixão e morte na Cruz.

A missa foi concelebrada com vários cardeais, entre eles o italiano Mauro Piacenza, prefeito da Congregação para o Clero, que sofreu um leve desmaio e foi socorrido.

"Não sejam jamais homens e mulheres tristes. Um cristão jamais pode sê-lo", pediu o Papa em sua homilia, improvisando em muitos trechos.

"Queridos jovens, eu os imagino fazendo festa em torno de Jesus, agitando ramos de oliveira; eu os imagino enquanto aclamam seu nome e expressam a alegria de estar com ele. Vocês têm uma parte importante na celebração da fé. Nos trazem a alegria da fé e nos dizem que temos de viver a fé com o coração jovem, sempre, inclusive aos setenta, aos oitenta anos", afirmou.

Em uma praça tomada de jovens, reivindicou os princípios básicos de seu pontificado: atenção à juventude, alegria, esperança e significado da cruz, ou seja, do sacrifício.

Neste sentido, recordou que Cristo assumiu para ele os males do mundo para vencê-los.

"Olhemos ao nosso redor: quantas feridas inflige o mal à humanidade! Guerras, violências, conflitos econômicos que se abatem sobre os mais fracos, a sede de dinheiro, de poder, a corrupção, as divisões, os crimes contra a vida humana e contra a criação", denunciou.

"E nossos pecados pessoais: as faltas de amor e de respeito a Deus, ao próximo e a toda criação", observou.

Respeitando seu estilo espontâneo, recordou um ditado de sua avó sobre a ambição. "Ela dizia que o sudário não tem bolsos", afirmou em tom mais de padre do que teólogo, para explicar que não se pode levar o dinheiro depois da morte.

Francisco pediu aos católicos que não se deixem vencer pelo mal e citou o diabo, termo quase em desuso e que mencionou várias vezes desde que foi eleito.

"Não devemos crer no Maligno, que nos diz: não podes fazer nada contra a violência, a corrupção, a injustiça contra teus pecados. Jamais podem0os nos acostumar ao mal", afirmou em seu sermão pronunciado em italiano.

Ao término do rito, o sumo pontífice percorreu a praça no papamóvel aberto, acariciou crianças e saudou os fieis.

Em seguida, rezou o tradicional Angelus do altar instalado na esplanada e não da janela do palácio apostólico.

"Bom caminho para todos", saudou em vários idiomas.

O Vaticano não divulgou o calendário das celebrações litúrgicas, mas confirmou em uma nota que os ritos da Semana Santa transcorrerão segundo a tradição.

A única novidade é que o Papa celebrará em 28 de março uma missa por ocasião da Quinta-feira Santa em um reformatório em Roma, durante o qual lavará os pés de vários detidos.

Apartamento de atriz de "Crepúsculo" pega fogo em Los Angeles



Um incêndio atingiu o apartamento de Ashley Greene, 26, nesta sexta-feira (22), em Los Angeles, nos Estados Unidos.

O fogo destruiu a residência atriz que fica em West Hollywood, em Los Angeles, e demorou pelo menos 20 minutos para os bombeiros conseguirem controlar o incêndio.

Segundo o site "TMZ", Ashley, seu namorado e seu irmão estavam dormindo quando o fogo começou na sala de estar.

Eles teriam corrido para fora do apartamento rapidamente e só então perceberam que um dos dois cachorros da atriz ainda estava lá. Os dois homens tentaram voltar para resgatá-lo, mas não conseguiram.

O site também informou que o incêndio pode ter sido causado por uma vela deixada acesa no sofá da sala.

deslizamentos em Angra dos Reis deixam ao menos 37 desalojados

Pelo menos 37 pessoas ficaram temporariamente desalojadas depois de deslizamentos ocorridos na madrugada deste domingo em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Todos foram encaminhados para abrigos da prefeitura.

Segundo a Defesa Civil do município, houve registro de pelo menos três pontos de deslizamento nas regiões de Costeirinha, Praia das Gordas e Tanguá. Um deles interditou a rodovia Rio-Santos, na altura de Santa Rita do Bracuhy. A via já foi liberada. Não há informações sobre feridos.

Por volta das 3h30, parte das pessoas desalojadas já havia retornado às suas casas, com a diminuição da chuva. Uma equipe da Defesa Civil deve passar pelos locais atingidos para avaliar a situação e definir que providências serão tomadas.

A chuva forte durou cerca de cinco horas. Em quatro horas, foi registrado acúmulo de 100 mm. A Defesa Civil municipal está em estado de alerta e segue fazendo os atendimentos de emergência.

sábado, 23 de março de 2013

Provável meteoro ilumina céu da costa leste dos EUA

SÃO PAULO, SP, 23 de março (Folhapress) - Moradores da costa leste dos EUA  encheram as redes sociais de relatos na noite de ontem após um brilho breve e intenso marcar os céus. Segundo especialistas, é provável que a luz tenha sido de um meteoro --brilho causado pelo atrito na entrada de um corpo celeste na atmosfera.
No dia 15 de fevereiro, um meteoro que explodiu nos céus da Rússia deixou mais de mil feridos, principalmente por estilhaços de vidro.
Desta vez, no entanto, os relatos são só da visão de luz em ao menos 13 Estados americanos e também em partes do Canadá.
Bill Cooke, da Nasa, especialista em meteoroides, afirma que o bólido se deslocou em direção ao sudeste, de acordo com os avistamentos.
Ele destaca que o meteoro foi visto por muitas pessoas, com mais de 350 relatos no site da Sociedade Americana de Meteoros. Milhares de meteoros acontecem todos os dias, mas a maioria não é vista, por ocorrer durante o dia ou sobre oceanos e locais não habitados.
"Se você tem algo tão brilhante sobre uma área populosa, muita gente vai ver. A ocorrência foi mais ou menos às 20h, muitas gente estava fora de casa, e essa região tem muitas cidades grandes."
"Pensei que fosse um avião voando baixo", disse uma das testemunhas, da Pensilvânia, cujo comentário foi registrado pela Sociedade Americana de Meteoros.
Outros moradores disseram que este foi o meteoro mais brilhante que já viram. "Ainda não acredito", afirmou um observador de Maryland.
Segundo Derrick Pitts, astrônomo-chefe do Instituto Franklin da Filadélfia, não é possível ter 100% de certeza sobre a natureza do fenômeno, a não ser que a rocha tenha caído no solo e seja possível calcular sua trajetória. Mas, para ele, as descrições são consistentes com a ocorrência de um meteoro. 

Em encontro histórico, papa Francisco abraça e reza com papa emérito Bento XVI

O papa Francisco fez neste sábado (23) uma visita histórica ao papa emérito Bento XVI, em Castel Gandolfo. O sumo pontífice chegou a bordo  de um helicóptero à localidade na periferia de Roma para o encontro inédito na história do catolicismo entre dois papas.

Os papas se abraçaram ao se encontrarem na residência apostólica, onde o antecessor do atual pontífice vive desde que renunciou, em 28 de fevereiro.

De acordo com o porta-voz do Vaticano, Frederico Lombardi, após se cumprimentarem, Francisco e Bento XVI foram a uma capela para rezar.

Bento XVI cedeu o lugar de honra a Francisco, que recusou, lhe dizendo: "Somos irmãos". Usando roupas brancas, ambos rezaram de joelhos no mesmo banco. Após a oração, eles se reuniram a sós na biblioteca privada, onde conversaram por 45 minutos.

Os dois almoçaram junto com os secretários Georg Gänswein, que é também prefeito regional da casa Pontifícia, e Alfred Xuareb.

Desde que foi eleito papa, Francisco ainda não havia estado pessoalmente com Bento XVI. Os dois se falaram por telefone em pelo menos duas ocasiões recentemente: Francisco ligou para o papa Emérito após ser eleito e também no último dia 19, na festa de São José, já que o nome de batismo de Bento XVI é Joseph (José).

sexta-feira, 22 de março de 2013

Paulo Autuori assume time do Vasco


Paulo Autuori será o novo técnico do Vasco
Paulo Autuori Qatar 2008 (Foto: AFP) Menos de 48 horas depois de demitir Gaúcho, o Vasco garantiu seu substituto. Opção inicialmente avaliada como a mais difícil, Paulo Autuori aceitou ser o novo técnico cruz-maltino. O anúncio foi feito na noite desta sexta, no site oficial, e ele será apresentado às 12h deste sábado, em São Januário.

A contratação de Paulo Autuori é considerada uma dupla vitória do Vasco. Além de acertar com um profissional recheado de títulos de expressão e com a experiência necessária para conduzir um grupo em crise, a diretoria, de quebra, garante a permanência de Ricardo Gomes. Afinal, Autuori condicionou sua ida para o Vasco à manutenção do diretor técnico, que na última quinta-feira chegou a anunciar ao presidente Roberto Dinamite que abandonaria o cargo, mas foi demovido da ideia.
Embora seja um técnico considerado caro, Paulo Autuori nunca colocou a questão salarial como um impedimento para aceitar a proposta do Vasco. Sua preocupação foi sempre com o projeto a ser oferecido e as perspectivas futuras do clube, que vive grave crise financeira. Ele chega a São Januário com o auxiliar Renê Weber e com o preparador físico Gilvan Santos.

Primeiro trabalho no Brasil desde 2009
Assim, Paulo Autuori marca sua volta ao Brasil após quatro anos no Qatar, onde dirigiu as seleções olímpica e principal do país. Seu último trabalho em território nacional foi no Grêmio, em 2009.

Aos 56 anos, Paulo Autuori, nascido no Rio de Janeiro, tem um currículo que conta com duas Libertadores (Cruzeiro, em 1997, e São Paulo, em 2005), além de um Mundial de Clubes (também com o São Paulo). Ele se tornou conhecido em 1995, ao comandar o Botafogo na conquista do Campeonato Brasileiro.

Além do destaque no futebol brasileiro, Autuori também trabalhou em outros países. Foram seis clubes em Portugal, entre eles o Benfica, duas equipes no Peru - onde foi bicampeão nacional (em 2001, pelo Alianza Lima, e em 2002, pelo Sporting Cristal) e assumiu a seleção do país - e dois clubes e as seleções no Qatar. No Japão, ele treinou o Kashima Antlers, em 2006. No currículo vasto, ele ainda teve passagens por Santos, Flamengo e Internacional, onde não faturou títulos.

Advogado do São Paulo afirma que clube irá entrar com recurso contra suspensão de Luis Fabiano

A decisão da Conmebol de punir o atacante Luis Fabiano por quatro partidas por conta das reclamações do jogador após o jogo contra o Aresena de Sarandí revoltou os dirigentes do São Paulo. De acordo com o advogado do clube, Roberto Armelin, um recurso será preparado, levando em conta as recentes medidas impostas pela entidade. O prazo para o Tricolor recorrer da decisão é de sete dias.  

- Vamos recorrer com certeza. Ainda estamos analisando, mas em princípio, é um exagero a decisão levando em conta o histórico de punições da Conmebol - declarou Roberto Armelin.

Recentemente, o Corinthians conseguiu aliviar a punição depois da tragédia com o jovem Kevin Espada. Inicialmente, o Alvinegro teria de jogar suas partidas com portões fechados. Após o recurso do departamento jurídico, a pena passou a ser de 18 meses sem torcedores fora do Pacaembu, além de multa de US$ 200 mil (aproximadamente R$ 392 mil).

O meia Paulo Henrique Ganso considerou a punição da Conmebol a Luis Fabiano pesada demais. Em entrevista à TV Bandeirantes, o meia lamentou a perda do camisa 9 em jogos importantes.
- Ainda não falei com ele, mas a Conmebol pegou um pouco pesado com ele. Não sei se ele reclamação que ele fez merecia essa punição, mas será uma perda grande para nós - disse.

Governo japonês dá certificado de segurança mundial ao exoesqueleto


Metade homem, metade robô, quase um super-herói. O equipamento dá forças sobre-humanas e quem veste a armadura é capaz de andar quilômetros sem cansar ou levantar 60 quilos facilmente.

O mais moderno tem também proteção contra raios gama, liberados em explosões atômicas, e ar-condicionado interno, que permite trabalhar em temperaturas que seriam insuportáveis para o ser humano.

Essa versão foi desenvolvida para os técnicos que trabalham na recuperação da usina de Fukushima, que explodiu depois de ser atingida pelo tsunami, há dois anos, no Japão.

Trajes robóticos já são usados nos hospitais japoneses para a reabilitação de pacientes como uma aposentada que sofreu um derrame e ficou com metade do corpo paralisado. O equipamento ajuda na fisioterapia. Antes, ela não conseguia nem se levantar. Os passos são lentos, mas cada um deles é um progresso na recuperação.

"Com a ajuda do traje robótico é mais fácil realizar recuperar os movimentos. Antes eu tinha muito medo de subir escadas,  mas agora  consigo fazer isso tranquilamente", disse.

Os sensores do traje detectam a ordem do cérebro para mover um músculo. Assim, o equipamento consegue antecipar o movimento que a pessoa quer fazer e sustenta o corpo.

Apesar do avanço nas pesquisas, o uso de trajes robóticos ainda é limitado. Faltava assegurar que não representassem risco para quem está vestindo e para quem está por perto.

Neste mês, foi dado um passo importante: o governo japonês deu um certificado de segurança mundial ao exoesqueleto.

Foi o primeiro robô destinado a ajudar deficientes e idosos que recebeu essa garantia de qualidade.
Antes mesmo do certificado, uma versão mais simples já era usada em abrigos para idosos que perderam as casas no tsunami de 2011.

"É uma iniciativa válida porque incentiva as pessoas a saírem do abrigo, caminharem um pouco", diz ela.

Duelo entre Santos X Flamengo abrirá abertura do Brasileirão

Ainda sem horários divulgados, a primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2013 teve seus confrontos anunciados nesta sexta-feira, quando a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou as datas preliminares de todos os embates – como foi definido pelos próprios clubes em assembleia no final de fevereiro, os clássicos regionais das últimas rodadas foram cancelados.

A abertura do Brasileirão será realizada no final de semana dos dias 25 e 26 de maio, com destaque para o clássico interestadual entre Santos e Flamengo, que será realizado no estádio Mané Garrincha. No início de março, Agnelo Queiroz confirmou a mudança de sede da partida, que terá mando do time paulista. De acordo com o govenador do Distrito Federal, será um evento-teste para a Copa das Confederações do meio do ano – a conclusão das obras está prevista para o dia 21 de abril.

Além de Santos e Flamengo, dois alvinegros realizam clássico interestadual na primeira rodada do Brasileirão: em São Paulo, Corinthians e Botafogo se enfrentam. O Fluminense, atual campeão nacional, terá como desafiante o Atlético-PR, em jogo realizado no Estado do Rio de Janeiro. Entre os paulistas, a Portuguesa visita o Vasco e os outros dois duelam entre si: Ponte Preta e São Paulo.

Os clássicos regionais, em 2013, não serão disputados nas rodadas finais e, por isso, ficaram espaçados na tabela do torneio. Em julho, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, São Paulo e Santos e Botafogo e Fluminense realizam os primeiros confronto importantes entre clubes do mesmo Estado. Antes disso, na quinta rodada, será a vez de um clássico menos badalado, entre Corinthians e Portuguesa.

Confira as partidas da primeira rodada do Brasileirão de 2013, ainda sem datas e horários especificados:

Vasco x Portuguesa
Fluminense x Atlético-PR
Corinthians x Botafogo
Vitória x Internacional
Grêmio x Náutico
Ponte Preta x São Paulo
Criciúma x Bahia
  Cruzeiro x Goiás
Coritiba x Atlético-MG
Santos x Flamengo

Francisco pede diálogo com o Islã quer chegar aos ateus

O papa Francisco pediu nesta sexta-feira que a igreja católica "intensifique" o diálogo com o Islã e com os ateus, num discurso a embaixadores de 180 países que mantêm relações diplomáticas com a Santa Sé no qual também condenou a "pobreza espiritual" no Ocidente
.

"É importante intensificar o diálogo entre as várias religiões e penso particularmente no diálogo com o Islã", disse ele. "É também importante intensificar o alcance aos ateus", acrescentou. Francisco também enviou uma mensagem de paz para a China e outros países que não têm relações diplomáticas com a Santa Sé.

Em seu primeiro discurso como papa, Francisco falou em italiano em vez do tradicional francês, outra indicação de que o papa argentino não fica muito confortável ao usar outras línguas que não o italiano e o espanhol.

O papa explicou aos embaixadores que vai trabalhar para a paz, pelos pobres e pela "construção de pontes" entre os povos, lembrando que o título "pontífice" significa construtor de pontes.

As relações do Vaticano com o Islã enfrentaram períodos complicados durante o papado de Bento XVI. Ele irritou os muçulmanos num discurso de 2006, quando citou um imperador bizantino dizendo que alguns dos ensinamentos do profeta Maomé eram " maus e desumanos".

Em 2011, o Instituto Al-Azhar do Cairo, importante centro de ensino islâmico sunita, congelou o diálogo com o Vaticano em protesto contra o pedido de Bento XVI de maior proteção aos cristãos no Egito.

Nesta sexta-feira, o Vaticano informou que o imã chefe do Al-Azhar, xeque Ahmed el-Tayyib, enviou uma mensagem de congratulações a Francisco por sua eleição e expressou sua expectativa de cooperação. Este é um possível sinal de descongelamento das relações com a chegada de um papa cujo alcance inter-religioso, quando era arcebispo de Buenos Aires, foi bem documentado.

Bento XVI havia escolhido como uma de sua prioridades a melhora das relações com a China, tendo em vista os milhões de fiéis que pertencem à igreja católica. Mas as relações permaneceram particularmente em relação à nomeação dos bispos. O governo chinês insiste em nomeá-los, mas o Vaticano diz que apenas o papa pode tonar esse tipo de decisão.

A China parabenizou Francisco por sua eleição, mas disse que o estabelecimento de relações formais vai depender do Vaticano cortar relações formais com Taiwan e interromper atividades que o país considera como um intervenção em seus assuntos internos, uma referência à nomeação dos bispos. As informações são da Associated Press e da Dow jones.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Historia de Codo-Maranhão

Em princípios do atual século, Codó então cidade, possuía pequeno núcleo habitacional. Havia sido construído o primeiro armazém, ou paiol para armazenamento dos produtos agrícolas pertencentes a Raimundo Muniz. Comércio pioneiro continuado mais tarde por Semião de Macedo veio dominar o comércio ribeirinho com um grande armazém edificado em madeira. Transportando a pimenta, óleo e os produtos de São Luís. Os vapores navegavam no Itapecuru, levando consigo a produção agrícola dos lugares que o margeavam. Os vapores mais conhecidos foram: "São Pedro", "Rui Barbosa", "Gomes de Castro", "São Salvador", "Ipiranga", "O Maranhense", "São Paulo", "Santo Antônio", "Carlos Coelho" e "Balão". O "Gomes de Castro", foi um dos primeiros a navegar nas águas do rio Itapecuru. Anos depois, o "O Maranhense" naufragou adiante do porto da Gameleira, tendo sido trazido para a cidade de Codó, uma de suas partes, pelo conceituado médico da cidade, Dr. José Anselmo de Freitas. Destino igual ao "O Maranhense", tiveram também "Carlos Coelho" que naufragou em águas do rio Mearim, e o "São Salvador", que transportara o presidente Afonso Pena, quando de sua viagem até Caxias, naufragou num lugar chamado Caixeira, no município de Rosário, anos depois.
O Loide Brasileiro, criado por decreto em 1890 e que tinha em sua diretoria o comandante José M. de Melo e Alvim, em 1891, foi transformada em sociedade anônima pelo decreto 165, permanecendo assim até 13 de agosto de 1913, quando foi encampada pelo governo, passando a chamar-se Loide Brasileiro, Patrimônio Nacional. Mais tarde, através do decreto 14.577, foi transformado novamente em Sociedade Anônima e, finalmente, em 13 de junho de 1937, foi encampada definitivamente pela União, através do decreto lei 120/37.


 
Logo após a criação, o Brasil, da Companhia Loide Brasileiro, nos moldes da empresa inglesa, a companhia construiu armazéns ao longo dos mais importantes centros comerciais ribeirinhos do Brasil. Um dos armazéns, construído em Codó, transformou o local como centro comercial da cidade, onde ancoravam os vapores levando e trazendo mercadorias, comércio esse que sustentou toda economia maranhense durante dezenas de anos, tendo a praia grande, em São Luís, como centro convulsivo do comércio ribeirinho. O primeiro armazém do Loide, construído no Maranhão, localizava-se no lugar Cachoeira Grande.


Em 1892, construía-se a primeira indústria de Codó - Companhia Manufatureira e Agrícola, de propriedade de Emílio Lisboa, tendo como engenheiro o Dr. Palmério Cantanhede. Um dos diretores da fábrica, genro do seu proprietário era o Sr. João Ribeiro, que em 1908 levava para Codó o Sr. Sebastião Archer da Silva, até então solteiro, que para ali fora exercer as funções de escriturário. Casou-se depois com a Sra. Maria José Bayma "Dona Zezé", filha do então chefe político Manoel Ferreira Bayma, que veio a falecer em 1919. Do casamento nasceram Remy, Renato, Ruy e Rute, tempos depois do falecimento de D. Zezé, Sebastião Archer enamorou-se de D. Marita Bayma, casaram-se, nascendo desse casamento Ronaldo Archer. Acumulando ações, veio mais tarde Sebastião Archer a ter o monopólio da Fabrica, que no período da segunda guerra mundial sofreu grande crise, fechando definitivamente suas portas na década de 50. Sebastião Archer, constituiu-se uma das grandes expressões políticas do Estado, foi Governador e Senador, Seus filhos Remy archer, foi diretor da estrada de ferro São Luís - Teresina; Ruy Archer, formou-se em medicina; Renato Archer, comandante da Marinha Brasileira, herdando do seu pai a liderança política, exerceu vários cargos eletivos, tendo sido inclusive candidato a Governador do Maranhão, havendo a sua faina política interrompida com a suspensão dos seus direitos políticos por força de ato do governo revolucionário. Encontrando-se no momento reintegrando-se à sua causa nas hostes da oposição. São, os Archer, gozadores da afeição dos seus conterrâneos, pelo comportamento e pela educação com as quais sempre os trataram . 

A fábrica no inicio do século intensificou, sobremaneira a navegação marítima já então acentuada, pois saía de Codó a produção têxtil somada à mercadorias diversas já existentes. A fábrica produzia o melhor fio do estado, dentre os seus padrões destacavam-se os tecidos "Floriano" e "Itapecuru".

Ainda no início do século uma morte consternava toda a cidade. Um belo pé de sapucaia no local onde é hoje Largo Renê Bayma, ornava junto com o riacho que corria por baixo de uma rampa no lugar onde , hoje funciona o cinema, ponto de atração da época. Na rua da Vala, perto da capela de São Benedito, moravam os empregados de Semião de Macedo. Na rua do Mato, que saía do largo do balão em direção à casa de saúde, houve um grande incêndio, que destruiu dezenas de casebres. Era a rua do Mato o centro de atração dos festejos de Santo Antônio.

Na década de 1900, Codó foi visitada pelo ilustre presidente Afonso Pena. Chegou a bordo do vapor São Salvador, viajando com destino a Caxias, durante sua estada no Norte do Brasil. Reteve-se, para conhecer, pessoalmente no Maranhão, às más condições de navegação do Rio Itapecuru até a cidade de Caxias. Ao meio dia, ancorava na rampa da Igreja o vapor conduzindo o presidente, para quem já se havia preparado um banquete na casa de José Cândido Ferreira. A banda de música de Alcides de Oliveira, presente ao acontecimento, executava belos dobrados em homenagem ao presidente. A viagem, porém, o havia deixado bastante cansado, pois marcada por sucessivos encalhes da embarcação, que serviram para que o presidente viesse, após o seu retorno, a concientizar-se da real necessidade de construção da estrada de ferro, que tinha no Dr. Benedito Leite o impulsor maior do seu decreto. Sem ao menos tocar na comida, Afonso Pena desculpou-se, agradecendo as manifestações. Embarcou no Vapor e rumou para Caxias. O resultado dessa viagem foi extremamente benéfico para o estado, pois já em 1905, o engenheiro Carvalho de Almeida, procedia o reconhecimento da zona onde se assentariam os trilhos da nova Ferrovia, ligando São Luís a Caxias, posteriormente a Cajazeiras (Timon).

Em 03 de fevereiro de 1905, era sancionado pelo presidente da República o decreto Lei no. 1.329, que determinava a construção de uma estrada de ferro São Luís - Cajazeiras, no Estado do Maranhão. As despesas foram calculadas em dezessete contos e duzentos e dezesseis mil réis. Abriu-se a concorrência e 03 propostas foram apresentadas.



 

Santos chama Neymar para discutir possível renovação até 2016

O vice-presidente do Santos, Odílio Rodrigues, aguarda apenas o retorno do Neymar da Seleção Brasileira para dar continuidade às negociações visando a permanência do camisa 11 na Vila Belmiro pelo menos até os Jogos Olímpicos de 2016.

O atual vínculo do jogador vai até julho de 2014, mas o clube tenta segurar o atleta um pouco mais. Uma primeira reunião entre a diretoria do Santos e Neymar da Silva Santos, pai do jogador, já aconteceu. De acordo com o dirigente, foi apenas o primeiro passo na negociação.

"Existe a intenção de manter o jogador e por isso tivemos esse encontro. Assim que ele retornar da Europa, continuaremos o processo", explicou. Recentemente, jornais espanhois noticiaram uma negativa do atleta à primeira proposta de renovação feita pelo Santos. Odílio Rodrigues negou a existência de tal proposta.